Estátuas de mosteiro budista são consagradas no Norte do ES – Região dos Imigrantes

Estátuas de mosteiro budista são consagradas no Norte do ES

Ex-jogador da Seleção Brasileira, fotógrafos e escritores: saiba quais famosos estão enterrados no ES
16 de novembro de 2016
Cultivo de oliveiras começa em mais 3 cidades da região Serrana do ES
17 de novembro de 2016

As estátuas de Buda do Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, no Norte do Espírito Santo, foram consagradas na tarde desta quinta-feira (9). O momento contou com a presença de praticantes do budismo do Vietnã, Estados Unidos e até do Japão.

As estátuas ficam ao lado da BR-101 e o espaço é aberto ao público, mas quem quiser conhecer o mosteiro precisa agendar a visita.

A cerimônia de consagração é um tradição no budismo. “Toda estátua e todo símbolo que existe, ele tem que receber ‘uma alma’, que é para que ele viva junto de todos aqueles que se cercarem dessa figura”, contou o budista Shogen Corrêa.

A consagração foi presidida pelo mestre zen Eido Roshi, que visita o mosteiro pela primeira vez. “É uma proteção para este templo, esta área, e para todo mundo do Brasil”, disse o mestre.
No final do mês de junho, a estátuas eram oito. Agora, o grupo completo conta com 15 monumentos da figura de Buda, medindo quase dois metros de altura. O número 15 também tem significado na religião.

“Essas estátuas representam a serenidade, e 15 é a repetição, é um número que se repete para a gente se lembrar toda vez de ter essa serenidade interna”, falou Côrrea.

Quem viu a cerimônia acredita ter saído de lá com o espírito mais leve, e se encantou com o local. “É um Buda, um ser iluminado que completou toda a sua caminhada espiritual,então é uma contaminação direta, coração com coração, é um privilégio estar aqui”, falou o médico Dário Andrade.

Visitantes
O mosteiro, que já era um local atrativo para a visitação, se tornou ainda mais com a chegada da estátuas. Por isso, para conhecê-lo, é preciso agendar com a coordenação do local.
O local está aberto para visitação somente aos domingos, das 8h às 13h. A programação oferecida pelo local pode variar de acordo com a condição climática.

“O mosteiro tem cinco retiros por ano, os retiros são abertos para qualquer pessoa, ou seja, nós recebemos pessoas de todas as religiões, e os demais são fechados para grupos”, explicou o ordenado Seido.
Por encontrar-se em uma reserva da Mata Atlântica, não se permite a presença de animais de estimação de qualquer espécie.
Durante a semana, as atividades estão voltadas ao atendimento de alunos e aos variados programas na área de educação ambiental.

Serviço
Mosteiro Zen Morro da Vargem
Dia: Domingos
Horário: 8h30 às 13h30
Local: Margens da BR-101 em Ibiraçu
Tel.: (27) 3257-3030
Obs: É preciso marcar visitação

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »