Família de Itarana produz melhor queijo minas padrão do ES – Região dos Imigrantes

Família de Itarana produz melhor queijo minas padrão do ES

Santa Maria de Jetibá é a maior produtora de cebola do ES
17 de novembro de 2016
Caminho da Sabedoria
8 de dezembro de 2016

Mesmo com o pasto seco e dificuldade de produzir leite, uma família em Córrego Matutino, interior de Itarana, região Noroeste do Espírito Santo, ganhou pela segunda vez consecutiva, o titulo de melhor queijo tipo minas padrão do estado.

A Fazenda Lambert produz 1,2 mil litro de leite por dia, o que garante uma produção de 130 queijos por dia. Para manter o título por mais um ano, mesmo com o pasto seco, os produtores têm alimentado o gado com cana de açúcar.

“Temos umas canas plantadas e com essa cana dá pra cuidar das vacas durante 4 meses do ano”, explica o produtor rural José Afonso Lambert.

A família competiu com outros 15 produtores rurais. No Concurso Estadual de queijo tipo minas padrão é avaliado a coloração homogênea do queijo, a consciência, que deve ser firme e o sabor, com uma acidez característica do tipo de queijo.

“Temos que cumprir todos os requisitos, então estamos tentando fazer tudo isso para continuarmos sendo o melhor queijo do estado”, disse Lambert.

Do curral, o leite vai para a cozinha. Lá, as mulheres da família preparam o queijo de maneira precisa e cuidadosa. O leite precisa ser aquecido, separado do soro e colocado em formas.

“A gente se esforça daqui, eles se esforçam lá no curral, para ter qualidade”, conta Isaura Francisco Lambert.

A edição de 2015 do concurso aconteceu em Vitória, inicio do mês de outubro.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »