Ibiraçu – Região dos Imigrantes

Ibiraçu

ibiracu_brasao

A colonização da região de Ibiraçu teve início no ano de 1877 com a vinda de italianos de Gênova para o Brasil. O vapor Columbia partiu da Itália no dia 10 de julho daquele ano com 54 famílias a bordo. A viagem até Vitória durou 35 dias.

Como era prática na época, os imigrantes ficaram em quarentena para só então seguirem até Santa Cruz no vapor Presidente. Depois, as famílias seguiram em canoas pelo rio Piraqueaçu até o Porto de Santana, no Córrego Fundo.

Foi na região que teve início a construção da estrada do Núcleo Colonial Santa Cruz. O líder dos colonos era o General Aristides Armínio Guaraná, um veterano da Guerra do Paraguai.

Em 1878, o núcleo estava localizado na Colônia Santa Leopoldina e recebeu o nome de Conde D´Eu – nome do marido da Princesa Isabel, homenageado por Aristides Guaraná que havia lutado com ele na Guerra do Paraguai. Em 1890, o então povoado passou a se chamar Bocaiúva. Era o ano da Proclamação da República.

Vila de Guaraná foi o nome dado à região na ocasião da criação do município de Guaraná, em 11 de setembro

de 1891. O nome rendeu homenagem ao fundador de Ibiraçu, o veterano General Guaraná. O nome Pau Gigante foi definido em 1º de março de 1892 quando políticos republicanos, contrários aos imigrantes.

Mudaram o nome e se utilizaram da expressão que denominava a imensa árvore, de quase 60 metros de altura, localizada entre João Neiva e Ibiraçu, para batizar a vila. Em 1932, a vila passou a cidade e em 1942, a comarca. O nome Ibiraçu foi instituído por meio do decreto-lei estadual 15.177, do ano de 1943.

O Município foi colonizado pelas primeiras três levas de imigrantes italianos que desembarcaram dos navios “Colômbia”, “Izabella” e “Clementina”. Os colonos enfrentaram sérias dificuldades com a mata virgem, doenças e a desorganização do governo central.

A febre amarela atingiu intensamente os colonos e, em 1895, foi suspensa a imigração para o Espírito Santo. Mais de 240 pessoas morreram, sendo que o maior surto aconteceu em março de 1878. Os imigrantes que vieram para Ibiraçu, também não foram poupados da doença, que matou 41 deles.

Translate »