Itaguaçu – Região dos Imigrantes

Itaguaçu

itaguacu_brasao

A comunidade de Boa Família, atual Itaguaçu, iniciou seu processo de formação por volta dos anos de 1875 a 1880, com a expansão de propriedades agrícolas e, contou como os primeiros desbravadores o português, José Theodoro de Andrade, que se localizou como proprietário em Sobreiro, atual fazenda “Boa Sorte” e, Francisco José da Silva Coutinho, que adquiriu uma propriedade no local denominado “Passagem”, às margens do rio Santa Joana, bem próximo da atual cidade de Itaguaçu. Posteriormente, José Theodoro de Andrade deslocou-se do Sobreiro até às margens do referido rio, onde mandou construir um pequeno e tosco casebre e uma igrejinha, na qual introduziu uma imagem esculpida em madeira, representando Nossa Senhora do Menino Jesus. Estava assim iniciado um povoado que deu origem à atual cidade, que nesta ocasião pertencia ao atual Município de Afonso Cláudio.

O tempo foi passando e, do ano de 1882 em diante, começou a chegar na região, a imigração italiana e tempos depois teve início a imigração alemã. Esses imigrantes fixaram-se às margens do rio Santa, Joana e seus afluentes.

Anselmo Frizzera, imigrante italiano, radicado na região, foi rever sua longínqua Itália e, quando voltou, trouxe consigo uma imagem de São José que foi doada à igrejinha do povoado e, devido a existência da imagem de Nossa Senhora, antes referida, que traz nos braços o Menino Jesus,

o povoado passou a ser chamado Nossa Senhora da Sagrada Família; depois, Nossa Senhora da Boa Família e, por fim Boa Família. (Cabe aqui citar que as imagens mencionadas ainda existem e encontram-se na Igreja Matriz).

Localizada a 137 km da capital Vitória, a cidade possui um belo patrimônio natural, com destaque para cachoeiras, serras e formações rochosas, como a Pedra dos 5 Pontões, Pedra do Barro Preto e Pedra Paulista, que recebe vários visitantes para a prática do ecoturismo e turismo de aventura. A Pedra dos Cinco Pontões é uma das mais belas formações rochosas do Espírito Santo.

Localizada na divisa com o município de Laranja da Terra, a sua ponta mais alta atinge 500 metros de altitude. Rapel, escalada, High Line, Base Jump e trilha são boas opções de esportes para o local.

Os costumes deixados pelos primeiros imigrantes também são mantidos e praticados pela população da cidade. As festas, os costumes, o dialeto, tudo isso ainda permite que o visitante volte ao passado e conheça outros valores.

Itaguaçu ainda possui construções antigas, como a Igreja Matriz Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, construída em 1951 e um belo e moderno teatro, com ótima acústica.

Translate »