João Neiva – Região dos Imigrantes

João Neiva

joaoneiva_brasao

João Neiva está localizada às margens da BR 101 Norte há 80km da capital Vitoria. Limita-se com os municípios de: Colatina, Linhares, São Roque do Canaã, Santa Teresa, Ibiraçu e Aracruz.

Com a chegada dos imigrantes italianos no final do século XIX surgiram os povoados de Acioli (1887) e Demétrio Ribeiro (1891). NO início do século XX o Deputado Federal Baiano e engenheiro João Augusto Neiva muito lutou na Câmara federal para instalação da Estrada de Ferro Diamantina, pertencente à Companhia Estrada de Ferro Vitória a Minas.

O terreno foi doado pelo imigrante italiano Sr. Negri Orestes. Com a instalação da Estrada de Ferro surge a Estação Ferroviária inaugurada em 20 de dezembro de 1905. Pedro Nolasco, idealizador da construção da estrada de Ferro, para homenagear o Deputado Federal João Augusto Neiva, deu à estação o nome de João Neiva e ao redor da estação surgiu o povoado “João Neiva”.

Em 30 de dezembro de 1921, João Neiva de povoado passa a ser Distrito do município de Ibiraçu e desde então manifestações culturais como a Congada, Folia de Reis e mais tarde os blocos carnavalescos destacavam o lugar com um potencial atrativo significativo, pois, também é privilegiado paisagens naturais ricas de fauna e flora como o Jequitibá Rosa com seus 800 anos, O Monte Negro que abraça à cidade com seus 665m de altitude e a Cachoeira do Paraíso com águas claras e pura queda d`água de 80m e inscrições rupestres.

No dia 11 de maio de 1988 João Neiva emancipou-se de Ibiraçu e passou a ter autonomia política e econômica trilhando um caminho promissor destacando-se no cenário estadual com um polo cultural expressivo: Bandas de Congo da sede e Acioli, Folia de Reis, Instituto Preservarte, banda de música Guilherme Baptista, o 8º Grupo escoteiro “Pedro Nolasco”, músicos, instrumentistas, artistas, artesãos e suas culturas de café e queijo. A vila de Demétrio Ribeiro, o Santuário Nossa Senhora das Graças em Cavalinho, os Casarões são alguns pontos turísticos que encantam turistas e visitantes. A Mostra de Cultura e Agroturismo “Italia Mia” de Demétrio Ribeiro e a Festa do Queijo de Acioli são eventos culminantes que consolidam a inserção do município na lista de opções dos turistas que circulam o estado do Espírito Santo.

Translate »