Professor de Santa Maria de Jetibá cria aplicativo que traduz idioma pomerano – Região dos Imigrantes

Professor de Santa Maria de Jetibá cria aplicativo que traduz idioma pomerano

27ª Festa Pomerana celebra cultura e tradições populares, no ES
17 de novembro de 2016
Santa Maria de Jetibá é a maior produtora de cebola do ES
17 de novembro de 2016

Original da região da Pomerânia, o idioma pomerano é utilizado por muitos descendentes da região européia espalhados pelo mundo. Aqui no Estado, o município de Santa Maria de Jetibá é uma das comunidades em que mais se utiliza esta língua.

Por isso, o professor Hilderson Jacob criou o aplicativo “Aprenda Pomerano”, para smartphones. O lançamento do app acontecerá em Santa Maria de Jetibá na próxima sexta-feira (29).

O programa já está disponível para download gratuito para Android. Segundo Hilderson, este software é o primeiro aplicativo do mundo que traduz o pomerano para diversas línguas. A principal motivação, segundo o professor, veio da própria comunidade do município.

“Percebi que existem várias pessoas que gostariam de aprender o pomerano, tanto no comércio, quanto escolas, e na área da saúde. Penso que a conquista deste aplicativo é de todo o povo pomerano”, enfatizou.

Saiba mais sobre a Pomerânia

Situada ao norte da Polônia e da Alemanha, a Pomerânia foi invadida por Napoleão no em 1808 e tornou-se parte da Prússia. Mais tarde, depois do fim da Segunda Guerra, foi dividida entre Polônia e Alemanha, o que causou a emigração de grande parte do povo.

Os pomeranos se espalharam e criaram colônias nos Estados Unidos, no Canadá e, sobretudo, no Brasil, em algumas comunidades do Espírito Santo, Minas Gerais, Rondônia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Estado é o que possui as as maiores colônias pomeranas do mundo. São cerca de 120 mil pessoas, a maioria morando em Santa Maria do Jetibá, região serrana, a cerca de 80 quilômetros de Vitória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »