Santa Leopoldina – Região dos Imigrantes

Santa Leopoldina

santa-leopoldina_brasao

Filha do Sol e das águas

Intitulada de “Filha do Sol e das Águas”, pelo escritor “Graça Aranha”, a Cidade de Santa Leopoldina representa a união entre natureza exuberante e história. A apenas 47 km da capital capixaba, o seu território abriga um dos mais importantes acervos arquitetônicos do Espirito Santo, em meio a montanhas cobertas por matas nativas e cortadas por rios e cachoeiras.

No pequeno centro da Cidade, a história mantem-se importante com os prédios tombados como patrimônio estadual. São construções erguidas entre o final do século XIX e meados do século XX, quando Santa Leopoldina vivia o seu apogeu econômico. Estrategicamente localizado as margens do rio Santa Maria e de fácil acesso à baia de Vitoria, o Município foi palco de intenso comercio, chegando a ter um porto de escoamento da produção agrícola procedente do interior capixaba em tropas de burros.

Em 1878, o núcleo estava localizado na Colônia Santa Leopoldina e recebeu o nome de Conde D´Eu – nome do marido da Princesa Isabel, homenageado por Aristides Guaraná que havia lutado com ele na Guerra do Paraguai.

Em 1890, o então povoado passou a se chamar Bocaiúva. Era o ano da Proclamação da República.

Vila de Guaraná foi o nome dado à região na ocasião da criação do município de Guaraná, em 11 de setembro

Em l857 chegaram os primeiros imigrantes: Suíços, alemães, luxemburgueses, tiroleses, dentre outros. Três anos depois, Santa Leopoldina recebe a honrosa visita de D Pedro II, o Imperador do Brasil, que escolheu a colônia para o início da viagem ao interior da Província. Foi à colônia mais populosa do Brasil, emancipada em 17 de Abril de 1887.

Santa Leopoldina é um verdadeiro paraíso ecológico com exuberância de cachoeiras, fauna e flora e diversidade étnica que conferem a Região a grande potencialidade de turismo, cultura, lazer e aventura.

População: 12.240 habitantes
Área: 724 km2
Acesso Rodoviário: ES 080/ ES 264/ ES 376
Informações Turísticas: (27) 32661722
www.santaleopoldina.es.gov.br

Translate »