Santa Maria de Jetibá – Região dos Imigrantes

Santa Maria de Jetibá

santa-maria-jetiba-brasao

Charme e Tranquilhidade

Charmosa e tranquila, Santa Maria de Jetibá é reconhecida por suas tradições, belezas naturais e qualidade de vida. O município preserva os traços culturais herdados dos colonizadores, a maioria da Pomerânia, atualmente região do norte da Alemanha.

A herança da cultura pomerana é retratada na arquitetura enxaimel e no modo de vida em todo o município. Ao andar pelas ruas, percebe-se a influência da língua pomerana, falada por todos os cantos. A língua pomerana ainda é mantida por muitas famílias como língua principal e o português é adotado como segunda língua. Para fascinar turistas e moradores, a cidade possui grupos folclóricos e bandas típicas que surpreendem a todos nos eventos, especialmente no mês de maio, em que a Festa Pomerana alegra a cidade e os turistas que vêm para festejar e conhecer um pouco mais sobre a cultura pomerana.

Além da riqueza cultural, Santa Maria de Jetibá possui exuberante vegetação da Mata Atlântica, onde ainda se preserva cerca de 43%, perfeito para quem quer aproveitar o tempo livre com muita tranquilidade e rodeado por natureza.

O clima agradável de montanha, paisagem natural, produção agrícola torna o turismo rural privilegiado, destacando o Circuito Terras Pomeranas, que oferece visitação à propriedades de agricultura familiar e orgânica, floricultura e fruticultura (uva, framboesa,morango, amora, entre outros).

Também é possível se deliciar com os produtos típicos da

região, como pães, biscoitos, geleias, doces e o tradicional mijlcha broud (pão de milho dos pomeranos).

Esse conjunto de atrações, despertou o interesse em desenvolver pratos que venham inovar e ao mesmo tempo preservar traços da cultura e produção, sendo que o município é o segundo produtor de ovos do Brasil e referência na agricultura. Dessa forma, o Festival Gastronômico Sabor dos Imigrantes, que é realizado em setembro, vem saciar a expectativa do turista em saborear delícias, despertar nos empreendedores turísticos e gastronômicos o aperfeiçoamento e elaboração de novos pratos com toques contemporâneos. Ganhando lugar de destaque, a gastronomia proporciona ao visitante a oportunidade de mergulhar na essência da cultura por meio do paladar.

Aquele que preferir alimentar a mente pode conhecer um pouco da história através do Museu da Imigração Pomerana, passear na Praça Florêncio Augusto Berger e na Rua do Lazer.

Para os que preferem aventurar- se, a Pedra do Garrafão e a Barragem do Rio Bonito são opções, ou simplesmente descansar e relaxar no Horto Municipal.

Repleto de atrações, curiosidades, cultura, sabores e tradição, Santa Maria de Jetibá, é um destino privilegiado no cenário do turismo estadual. Com cultura preservada, mas com toque de inovação torna-se um lugar peculiar e inesquecível a quem visita.

Translate »